Programa Linguagem das Letras e dos Números

Projecto José Aparecido de Oliveira

 

O Projecto José Aparecido de Oliveira (PJAO) é um projecto de cooperação do governo brasileiro com os países da CPLP, no âmbito da Educação. Foi criado por iniciativa de Hélio Guedes de Campos, com o intuito de capacitar os professores de Português e Matemática para uma melhor metodologia do ensino-aprendizagem.

 José Aparecido de Oliveira (Foto) foi um político brasileiro, que nasceu em Conceição de Matos Dentro, Belo Horizonte, aos 17 de Fevereiro de 1929. Era casado e pai de 2 filhos. Foi um dos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Iniciou a sua carreira política como secretário particular do ex-presidente Jânio Quadros. Foi deputado federal pelo estado de Minas Gerais e pertencia à União Democrática Nacional (UDN). Voltou à Câmara dos Deputados em 1982. Foi governador do Distrito Federal de 1985 a 1988, Ministro da Cultura entre Setembro de 1988 e Março de 1990 no governo de José Sarney. Foi embaixador em Portugal, no governo do presidente Itamar Franco. Seu último cargo político foi assessor especial de Relações Internacionais, na gestão de Itamar Franco, no governo de Minas Gerais. Antes de adoecer, presidia a Fundação Óscar Niemeyer. José Aparecido de Oliveira morreu no dia 19 de Outubro de 2007, aos 78 anos, na UTI do hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, vítima de insuficiência respiratória.

 

O projecto teve o seu início em 2008, com a participação de professores de Matemática de Cabo Verde. Fizeram parte, também, alguns professores de Angola e da Guiné Bissau, como observadores. Até 2010, já tinham sido formados 200 professores, sendo 120 de Matemática e 80 de Língua Portuguesa, provenientes de Cabo Verde. Este ano (2011), o programa contemplou três projectos: 

  • dois no ensino secundário, para Cabo Verde - o Projeto Amílcar Cabral, para professores de Matemática e o Projecto José Aparecido de Oliveira, para professores de Língua Portuguesa;

  • um do ensino primário, denominado Projecto Colinas de Boé, também nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, para professores da Guiné Bissau.

    Este último realizou-se, este ano, pela primeira vez, com um total de 60 professores do Ensino Básico.

    Em Cabo Verde foram contemplados 100 professores do Ensino Secundário, sendo 50 de Matemática e 50 de Língua Portuguesa.

    O projeto é financiado pela cooperação brasileira que inclui despesas de viagens, alojamento e alimentação durante um período de 30 dias, na cidade de Fortaleza / estado do Ceará.

 

 

 

João Gomes Lopes

José Manuel S. Pereira