Apresentação do projeto Sócrates

 

O ambiente Sócrates foi-nos apresentado no âmbito do estudo do módulo 4: Comunidades de aprendizagem:um recurso para os professores, pela professora Betânia Tenório Soares da Rocha. 

O Sócrates é um sistema On-line que cria projetos e comunidades, ou seja, é um ambiente virtual que permite a criação e gestão de projetos e comunidades colaborativos de aprendizagem. Foi concebido a partir de discussões operadas entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e o grupo de desenvolvimento do Instituto UFC virtual, da Universidade Federal do Ceará.

Tratando-se dum projeto virtual que visa a aprendizagem num ambiente interativo, o Sócrates foi-nos apresentado na perspectiva de nos permitir explorá-lo como uma ferramenta útil que facilita a criação de comunidades nas escolas dentro deste ambiente. 

Assim, é orientado ao professor e ao aluno, possibilitando a publicação de cursos e a interação com os mesmos. Foi desenvolvido no sentido de permitir ao utilizador uma relação com a própria interface gráfica do ambiente e para que ele tenha mais eficácia e eficiência no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com Navegadores. Aqui, o interagente se sente seguro a explorar os espaços disponibilizados. O ambiente é apoiado numa filosofia de interação e não de controle.

 

 

Imagem extraída do site: http://www.virtual.ufc.br/socrates/

Autores do texto: Adélica Gonçalves

Jair Neves