Cabo Verde

Cabo Verde é um país insular, de origem vulcânica, situado na costa ocidental africana, zona do Sahel, por conseguinte o clima é tropical seco. A sua área é de 4.033 km². É um arquipélago constituído por dez ilhas, das quais nove habitadas, divididas administrativamente em dois grupos: Barlavento e Sotavento. O grupo de Barlavento é formado por seis ilhas: S. Antão, S. Vicente, Sta. Luzia, S. Nicolau, Sal e Boavista. O de Sotavento, com quatro ilhas: Maio, Santiago, Fogo e Brava. 

Mapa de Cabo Verde

Mapa de Cabo Verde (retirado de http://escudosybanderas.es/images_thumbs/mapa-de-cabo-verde.png)

 

Localizado no OceanoAtlântico, foi descoberto entre 1460/1462 por Diogo Gomes e Diogo Afonso, ao serviço da coroa portuguesa. Segundo relatos, as ilhas estavam desabitadas e, aparentemente, sem indícios de anterior presença humana.

Cabo Verde foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975. Desta data aos anos 90, viveu sob o regime político monopartidário (PAIGC). A partir daí, deu-se abertura política e o país passou a viver num regime de multipartidarismo.

A população cabo-verdiana, segundo o censo de 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, é de 491.575 indivíduos.

Os principais meios económicos são a agricultura, a riqueza marinha, a prestação de serviços (que corresponde a 80% do PIB), remessas dos emigrantes e, mais recentemente, o turismo que tem ganhado crescente relevância.

 A nível cultural, Cabo Verde caracteriza-se por uma miscigenação de elementos europeus e africanos. Não se trata de um somatório de duas culturas, mas sim, um terceiro produto, totalmente novo, original, resultante de um intercâmbio que começou há quinhentos anos.

 A sua língua oficial é o português e a nacional é o crioulo cabo-verdiano.

 O Estado é laico, cuja população é maioritariamente católica.

 Na música, há diversos géneros, dos quais se destacam a morna, o funaná, a coladeira e o batuque.

 

Cesária Èvora (retirado de (http://www.ith-salzburg.at/student_websites/ith0708/irineu/images/cachupa.jpg)

A gastronomia é diversificada. Os principais pratos típicos são: cachupa, “djagacida”, “xerém”, guizado de bode, feijoada, “totoku” (massa de milho) com galinha.

Cachupa de Cabo Verde (retirado de http://fotos.sapo.cv/ZaZ2BHfuhPlucTi9cHq4/500x500)

 

Autores:

Ana Maria Lopes

Arnaldo Rodrigues

Eliza Mendonça

Hélida Freire.