Projecto – Visita a Santo Antão

Eixo temático: Conhecer o mundo

Tema da unidade: Conhecer sua terra

Géneros discursivos: Roteiro de viagem e carta

  1. TAREFAS PREPARATÓRIAS

  • Conversa com os alunos sobre a ilha a ser visitada;

  • Visionamento de um vídeo/documentário sobre a ilha, seguido de comentários,

  • Leitura de textos (literários ou não literários) relacionados com a ilha, com o intuito de ampliar os conhecimentos dos alunos, fornecendo-lhes subsídios para que possam elaborar o roteiro da viagem; Leitura de dois ou três roteiros diferentes para uma visita à própria cidade e fazer como tarefa: Imagine que você queira recomendar um roteiro para um turista de outra ilha. Você concorda com este roteiro? Que outros lugares você incluiria no roteiro? Esses lugares mudariam se o turista fosse estrangeiro? Dê exemplos.

  • Estudo do texto (Roteiro de viagem). Análise de um roteiro: elementos constituintes. Sugestão de perguntas: Quem escreve? Você consegue identificar para quem esse roteiro foi escrito? Quais informações são necessárias num roteiro? Isso muda de acordo com o interlocutor? Que tempo verbal é utilizado neste texto?;

  • Elaboração do roteiro da viagem (trabalho colectivo);

  • Levantamento em grupos de algumas dificuldades que poderão enfrentar na viagem para Santo Antão. Escolha de uma das dificuldades e preparação de uma dramatização para ser apresentada à turma. Dramatização improvisada por um grupo de alunos, mostrando as dificuldades enfrentadas ao chegar à Santo Antão, uma ilha desconhecida, sem ninguém que os acolhesse;

  • Discussão da dramatização, visando levar os alunos a concluir que é necessário preparação (alojamento, alimentação, transporte, financiamento, etc). Levantamento de possíveis soluções, entre as quais a necessidade de estabelecer contatos – por meio de carta – com diferentes pessoas e entidades; levantamento coletivo de quais cartas são necessárias: Para quem? Com que objetivo?

  • Seleção de uma das cartas e produção (trabalho de grupo). Cada grupo é responsável pela produção da mesma carta; Leitura e análise das cartas dos grupos para reescrita colectiva da carta, estabelecendo assim critérios de escrita (interlocução, formato, recursos linguísticos utilizados) e necessidades de aprendizagem de determinados recursos linguísticos;

  • Prática de recursos linguísticos: abertura e fechamento de cartas, formas de tratamento, pedidos, recursos linguísticos para expressar polidez Escrita das outras cartas (em grupos), partindo da primeira, alterando o interlocutor e o assunto (cada grupo fica responsável por uma carta que deve ser escrita).

  • Troca das cartas entre os grupos para análise (levando em conta os critérios construídos) e sugestões para a reescrita.

  • Reescrita e finalização das cartas.

  1. OBJECTIVOS

LER

  • Reconhecer a importância de um roteiro de viagem;

  • Reconhecer a função social da carta.

ESCREVER

  • Produzir um roteiro de viagem e cartas.

RESOLVER PROBLEMAS

  • Reflectir sobre as demandas geradas pela viagem (alojamento, alimentação, transporte, etc.) em busca de soluções.

  1. CONTEÚDOS RELACIONADOS

a) Ao tema e ao género

  • Roteiro de viagem e Carta: função e modos de organização.

b) Aos textos que compõem as tarefas centrais e preparatórias

  • Recursos linguísticos: forma verbal; forma de tratamento; vocabulário, níveis de língua; funções de linguagem.

  1. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Activar e usar conhecimentos prévios (do mundo/local) e dos géneros a estudar;

  • Reconhecer a importância de um roteiro;

  • Reconhecer a função social da carta, ressaltando a relação entre o texto e seu uso na prática quotidiana;

  • localizar e compreender informações e palavras-chave num texto;

  • Usar recursos verbais(vocabulário, pontuação, etc) e não verbais(fotos);

  • Utilizar materiais de referência para apoio à leitura (dicionário, gramática, etc.);

  • Expor um problema e propor solução;

  • Planejar os textos a serem produzidos;

  • Produzir e reescrever os mesmos.

Texto elaborado por:

Eunice da Luz

Custódia Silva

Filomena Silva

Oriza Andrade

E-mail: nyce_fortes@hotmail.com