Ceará terá maior aquário do Brasil

10/08/2011 14:47

Aquário Ceará constituirá um extraordinário empreendimento turístico na capital alencarina. Fortaleza terá mais um ponto turístico: um aquário com 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidades para 15 milhões de litros, sendo o maior e o mais moderno do hemisfério sul. A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhões de visitantes,

gerando uma receita de R$21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos directos, 1600 indiretos e 18000 empregos na cadeia produtiva.

Segundo informações da casa civil do Estado, a parceria entre o governo cearense e os fornecedores para a construção do Aquário está formalizada. Esta formalização foi feita no dia 27 de Maio, em Grand Junction, no Estado do Colorado - Estados Unidos, pelo governador Cid Gomes. O financiamento é estimado no valor de US$105 milhões.

Não obstante, este projeto tem gerado alguma polémica no seio do ambiente político. O líder do governo, deputado António Carlos (PT), condena as críticas feitas ao projeto, argumentando que o Aquário Ceará é um equipamento de alto valor cultural, científico e educacional e não se sustenta o argumento de que, ou se constrói o Aquário ou se investe em desenvolvimento, pois este último será consequência do primeiro.

Por outro lado, a oposição defende que o problema de criação do Aquário é uma inversão de prioridades, mas até demonstra uma certa concordância em relação à obra.

Indiscutivelmente, o aquário cearense trará uma nova dinâmica turística, cultural, educacional e económica para o Estado e, consequentemente, para o próprio país. Sob todas as discordâncias, aguarda-se aquele que será o maior habitat marinho da América do Sul.